TIPOS DE TRANSPLANTES DE MEDULA ÓSSEA

TIPOS DE Transplante de Medula Óssea (TMO)

Existem três principais tipos de Transplante de Medula Óssea (TMO) , baseados na origem das células-tronco utilizadas:

Transplante Alogênico

Nesse caso, as células-tronco utilizadas são provenientes de um doador compatível, ou de um parcialmente compatível (Haploidentico) que pode ser um parente próximo, como irmão, irmã, mãe, pai, familiares e até mesmo um doador não aparentado. O transplante alogênico é frequentemente realizado quando o paciente não tem células-tronco saudáveis ou quando existe uma alta probabilidade de recorrência da doença com o uso de células autólogas. A compatibilidade entre doador e receptor é determinada através de testes de histocompatibilidade, que avaliam a similaridade dos marcadores genéticos entre as duas pessoas.

Transplante Singênico

Esse tipo de transplante ocorre quando o paciente tem um irmão gêmeo idêntico. Nesse caso, as células-tronco são obtidas do gêmeo idêntico, que é o doador perfeito, já que suas células são geneticamente idênticas às do receptor. O transplante singênico oferece uma alta probabilidade de sucesso, pois não há risco de rejeição das células transplantadas.

É importante ressaltar que a escolha do tipo de transplante depende das características do paciente, da doença a ser tratada e da disponibilidade de um doador compatível. A decisão é tomada pela equipe médica, levando em consideração diversos fatores, como idade, estado de saúde geral e estágio da doença.

VOCÊ TEM VÁRIAS FORMAS DE AGENDAR SUA CONSULTA:

Ligue para

Agende sua consulta